Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

2 de maio de 2011

Maio é o Mês do Festival Dança Ponto Com em Porto Alegre

Maio é o Mês do Festival Dança Ponto Com em Porto Alegre
O Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre tem o prazer de anunciar a segunda edição do Festival Internacional Dança Ponto Com, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de maio no Centro Municipal de Cultura. Uma série de atividades estão previstas, como a vinda da Companhia da canadense Andree Martin, bate papo com artistas, conferências, performances, oficinas e uma grande festa no Saguão do CMC.

Um dos destaques da programação é a bailarina e pesquisadora carioca Claudia Müller que realizará “telentregas’ de dança contemporânea pela cidade, além de ministrar a oficina Corpos, Poéticas e Políticas, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, das 9 às 12 horas, na Sala Alvaro Moreyra. Os interessados já podem fazer a inscrição para a seleção à oficina, enviando currículo e carta de intenções para centrodedanca@smc.prefpoa.com.br até o dia 10 de maio. Outras informações podem ser obtidas através do tel. 3289.8065 ou 3289.8063.


Segue o programa da oficina e breve currículo da oficineira:


Corpos, poéticas e políticas

Cláudia Müller


Oficina teórico-prática com o objetivo de pensar e experimentar a dança contemporânea a partir das noções de pesquisa e processo artístico.

Algumas questões irão nortear a oficina:

- Dança contemporânea como investigação e processo: práticas e estratégias

- Dança contemporânea como território híbrido: o diálogo com outras linguagens artísticas

- Qual é o corpo da dança contemporânea?


Através de exercícios práticos, leituras, discussões e observação de vídeos abordaremos estas questões procurando ampliar o que se entende por dança contemporânea e oferecer orientação teórico-prática aos criadores.


Público alvo: bailarinos, coreógrafos que tenham alguma experiência em coreografia / criação, abertos e interessados em pensar possibilidades para a criação em dança contemporânea.

Cada aluno deve trazer uma idéia, projeto ou esboço de uma criação que esteja começando ou pretenda desenvolver. (se for possível realizar uma seleção prévia, pedir aos interessados que enviem um texto breve de até uma página sobre sua ideia/projeto).

Número máximo de alunos: 15 (para que seja possível observar o processo de cada um)


Cláudia Müller

Artista com projetos desenvolvidos em dança, performance, vídeo e instalação. Mestranda em Processos Artísticos Contemporâneos (UERJ). Atuou em cias. de dança em SP, RJ e na Alemanha (1990-2000). Em 2000 começou a desenvolver projetos que se situam entre a dança contemporânea e as artes visuais. Participou do programa Encontros 2005-2006 idealizado por Al Kantara /Lisboa e Panorama de Dança / Rio de Janeiro e de residências artísticas: La Casa Encendida / Madrid, Universidad de Alcalá de Henares, Azala Espacio de Creación/ Lasierra- País Basco. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 com Fora de Campo (vídeo realizado com Valeria Valenzuela). Questões como ausência/presença, realidade/ficção, percepção e discurso são constantes em seus trabalhos. As margens dos lugares tradicionalmente destinados à arte e a relação arte e cotidiano constituem também um grande interesse, assim como as diferentes estatégias de encontro espectador-obra-artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário