Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

30 de agosto de 2012

Cursos de Composição em Tempo Real, Dança Moderna e Dança Contemporânea

Oficina de Dança Contemporânea "Corpo e espaço em fluxo" com Douglas Jung




A oficina explora a aplicação de informações sobre alinhamento corporal e a espacialidade, visando utilizá-las para manutenção e refinamento da mobilidade do corpo. Através de diferentes dinâmicas espaciais, do emprego de imagens para o movimento e a exploração de suas potencialidades, o curso combina exercícios para aquisição de vocabulário e improvisação, abrindo espaço para a transformação e a re-significação do conteúdo. A idéia central do Workshop é despertar o corpo do participante para a exploração dessas ferramentas com foco na descoberta de novos padrões de movimento e diferentes níveis de expressividade.

Serviço:
De: 03 a 06 de Setembro 
Local: Casa Cultural Tony Petzhold - Cristóvão Colombo, 400.
Horários: De Segunda a Quarta das 19 às 22h;
Encerramento na Quinta-feira das 18 às 20h.
Incrições pelo fone: 51- 95753749 
ou pelo e-mail jung.douglas@gmail.com
Investimento R$ 150,00

Douglas Jung é bailarino e estudante de coreografia. Iniciou seus estudos na área da dança no ano de 2002 na Academia Neusa Martinotto em Canela. Em Porto Alegre, Douglas foi integrante do Grupo Gaia - Dança Contemporânea e da primeira turma do Grupo Experimental de Dança da Cidade. Em 2008 viajou para a Alemanha e foi aceito na Folkwang Hochschule Essen, escola que foi dirigida pela coreógrafa Pina Bausch. Em 2009 mudou-se para Salzburg na Áustria, onde ingressou no programa Artist in Process da SEAD - Salzburg Experimetal Academy of Dance; uma das mais respeitadas escolas de dança contemporânea da cena européia. Atualmente, Douglas é estudante do 4º ano na SEAD, onde é o único bolsista integral da escola, além de ser um dos 4 estudantes do Curso de Especialização em Coreografia. De volta ao Rio Grande do Sul, Douglas trabalha como professor e coreógrafo em diferentes espaços e projetos. Recentemente, o Grupo Experimental de Dança da Cidade de Porto Alegre estreiou uma peça assinada pelo coreógrafo gaúcho que também apresentou um solo de sua autoria no Teatro de Câmara Túlio Piva. 

Crédito Foto: Marcelo Cabrera

Curso de práticas e experimentação a partir dos princípios da Composição em Tempo Real, método estruturado por João Fiadeiro. 



obs.: Não é necessário ter participado dos módulos 1 e 2.

Público: Performers, coreógrafos, bailarinos, atores, diretores, artistas visuais e demais interessados em procedimentos de composição.

Quando: Sábados de Setembro e Outubro das 13:30 às 17h

Onde: Sala 209 da Usina so Gasômetro

Ministrantes:

Carolina Campos é formada em Comunicação Social e pós graduada em Fotografia, Imagem e Memória. Trabalhou durante 8 anos na Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul e durante 3 anos na Lia Rodrigues Cia de Dança. Atualmente é Coordenadora do Teatro Moinho da Estação em Caxias do Sul e investigadora associada ao projeto And_lab, projeto de João Fiadeiro e Fernanda Eugênio, com participação em workshops e ateliers de investigação desde março deste ano. Neste workshop pretende partilhar o lugar onde está na investigação reunindo um conjunto de experiências sobre o método pra perceber como esse pensamento pode atravessar a performance.

Karenina de los Santos, coreógrafa formada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná, passou os últimos 2 anos em Portugal em busca de novos procedimentos criativos, onde conheceu o método da Composição em Tempo Real fazendo parte do curso de formação com a coreógrafa Cláudia Dias e foi
contemplada pelo Ministério da Cultura de Portugal pelo projeto de videoperformance UM SÓ, avaliado pela crítica especializada do jornal PÚBLICO como um dos melhores espetáculos do ano de 2010 em Portugal. Neste workshop pretende utilizar os princípios da CTR não como mecanismo de criações instantâneas (como o nome sugere), mas como ferramenta para verificar se nossas escolhas no processo criativo cumprem seu papel quanto a função comunicativa de nossos trabalhos.

Informações e inscrições para fale_nina@yahoo.com.br

Mensalidade: 220 reais

Alunos dos módulos 1 e 2 ganham 25% de desconto (fica por 165 reais)

Curso de Moderna com Nair Moura


Técnica da Martha Graham
Dias 31 e 1/09
Rua Eudoro Berlink, 180
www.corper.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário