Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de dezembro de 2012

Grupo Experimental de Dança apresenta nova montagem




Foto: Marcelo Cabrera

De que maneira atendemos os pedidos que nos fazem? Até que ponto respondemos mais aos apelos dos outros do que aos nossos mesmos apelos? Em que embalagens colocamos nossos sonhos, desejos, vontades e qual destinos damos a eles? Metáforas que podem servir para qualquer pessoa, metáforas que podem servir talvez e especialmente para aqueles que dançam, sempre transitando entre os seus desejos pessoais e os desejos do público. Esse é o universo da montagem CUIDADO FRÁGIL, do Grupo Experimental de Dança da Cidade, que tem apresentações nos dias 8 e 9 de dezembro, ás 21h, no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), com entrada Franca. Informações: centrodedanca... fone 32898063.
O espetáculo coloca em cena um grupo de bailarinos confinados em um palco, sem saídas, recebendo pelo telefone ordens e sendo observados. A impossibilidade de escapar dessa situação leva o grupo a situações extremas, transitando pelo humor e violência, pelo poético e o grotesco. A direção geral é de Airton Tomazzoni, que assina junto com Alessandro Rivellino e Andrea Spolaor a concepção coreográfica do espetáculo. A cenografia é de Juliano Rossi, figurinos de Samuel Lucca Gazola e iluminação Fabrício Simões. No elenco estão um grupo de alunos que freqüentaram o programa de aulas do projeto em 2012: Alexandra Castilhos/ Aline Jones/ Aline Rehm/ Andrew Tassinari/ Carol Mendes/ Emanuel Moncorvo/ Emily Chagas/ Gabriel Grillo/ Juliana Werner/ Gina Vitola/ Lidiane do Canto/ Luiza Fischer /Maurício Figuerah/ Matheus Espinoza/ Miriam Strack/ Ramon Ortiz.
O projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade foi criado em 2007 com o objetivo de oferecer formação gratuita e continuada. Mais de 120 alunos já passaram pelo projeto, alguns deles ganhando destaque na produção local como Alessandro Rivellino (Prêmio Açorianos 2011 de Melhor Bailarino) e Roberta Savian (Prêmio Klauss Vianna) ou continuando sua formação no exterior e integrando grupos e companhias nacionais e internacionais como o bailarino Douglas Jung, cursando a  School Experimental Academy of Dance (SEAD/ Salzburg/ Áustria) e o bailarino Marcio Canabarro que atuando na Europa e esteve recentemente esteve no Brasil dançando obra de Meg Stuart, uma das grandes artistas da cena contemporânea. Duas ex-alunas do grupo recentemente foram aprovadas em mestrados no exterior, Luiza Moraes (no Centro Nacional de Dança, em Angers/França) e Kalysi Cabeda (USP, em São Paulo). Desde sua criação o projeto contou no seu corpo docente com consagrados artistas como Eva Schul, Jussara Miranda, Luciana Paludo, Susana D´ávila, Tatiana da Rosa, Alexandre Rittman e Andrea Spolaor. Entre as montagens do projeto estiveram Follias Fellinianas (2007), Ou algo assim que me intrigue (2008) e Faz de conta que (2010).



Foto: Marcelo Cabrera


Nenhum comentário:

Postar um comentário