Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

15 de julho de 2015

Maratoninha de Dança na Usina do Gasômetro na próxima segunda


A Escola Preparatória de Dança de Porto Alegre realiza I Maratoninha de Dança, segunda-feira, 20 de julho, na Usina do Gasômetro. O evento, com aulas e apresentações gratuitas, começa às 8h30 e segue até as 16h para os estudantes das seis escolas sedes do projeto e até as 20h para os professores, que participam do I Seminário das EPDs. O projeto das EPDs é uma realização das secretarias municipais de Educação (SMED) e de Cultura (SMC), que oferece aulas de ballet, jazz, sapateado americano, dança contemporânea, danças urbanas, dança de salão, danças brasileiras, ritmos, capoeira, arte circense, atelier coreográfico, atelier de figurinos, entre outras, para 425 alunos de seis escolas municipais dos bairros da Restinga, Cristal, Passo das Pedras, Sarandi e Protásio Alves. O Projeto conta com parceria ainda da Fundação de Educação e Cultura Sport Club Internacional (FECI).

            A programação da I Maratoninha inicia com ensaio aberto da Companhia Municipal de Dança e segue com aula de bailarinos da Cia para os estudantes, aulas abertas, apresentações de coreografias e feira de divulgação do projeto, além do seminário com os professores. A Escola Preparatória de Dança, idealizada por Airton Tomazzoni, Nara Adolfo Melo e Débora Leal, coordenadora do projeto,oportuniza a formação continuada em dança para alunos oriundos de escolas situadas em bairros de vulnerabilidade social e da própria comunidade.
“O projeto tem o diferencial de oferecer uma formação integral e continuada com até 400 horas/aulas anuais, não como atividade isolada ou eventual, que instrumentaliza de maneira efetiva crianças e jovens, além de oferecer uma formação diversificada, possibilitando a ampliação das referências, habilidades e afinidades artísticas de dança", destaca Leal, especialista em Dança Cênica/UDESC e professora de dança da Rede Municipal de Ensino/PMPA).

            Tomazzoni, doutor em Educação/UFRGS, coreógrafo, professor de história e teoria da dança e coordenador do Centro Municipal de Dança da Cidade, enfatiza que "o projeto ainda tem o objetivo de  fomentar a preparação básica para um futuro profissional para atuação na Cia Municipal, estágios em escolas especializadas e companhias coletivos independentes, monitores e educadores em projetos como Escola Aberta, Mais Educação, Descentralização da Cultura, Escola Livre de Dança, projetos sociais e comunitários, além da própria Escola Preparatória, entre outros espaços profissionais na área”.

            O projeto piloto aconteceu em 2014 na EMEF José Loureiro da Silva, onde foi criada, em 2008, o Centro de Dança, com o objetivo de desenvolver a dança para toda a rede de ensino, descentralizando a cultura no município. O programa contempla a proposta da SMED que, a partir de 2006, passou a realizar atividades em turno inverso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, a fim de complementar e ampliar o estudo de crianças e adolescentes.

I MARATONINHA DE DANÇA DAS EPDs

Data: 
20 de julho de 2015
Horário: 8h30 às 20h
Local: 
Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551)
Atividade gratuita
Informações: Centro Municipal de Dança (32898065/tomazzoni@smc.prefpoa.com.br)

PROGRAMAÇÃO:
8h30 - Recepção e Café
9h30 -  Ensaio Aberto da Cia Municipal de Dança
10h  -   Aula bailarinos da Cia para estudantes das EPDS
11h às 13h  -  Lanche e Montagem da Feira de Divulgação das EPDs
13h30 - Aulas abertas (mini-aulas)
14h30 - Apresentações de coreografias dos alunos
15h30 - Encerramento e Saída para os ônibus
16h  -   I Seminário das EPDs  (com os professores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário