Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

27 de abril de 2016

Programação das comemorações ao Dia Internacional da Dança

COOPERAÇÕES EM MOVIMENTO

No dia 29 de abril, sexta-feira, durante toda tarde na Sala 209 na Usina do Gasômetro com entrada franca.

No dia 30, sábado, LUCIANA PALUDO CONVIDA às 18h.

No dia 1° de maio – II Encontro de BAMBOLÊ com Vera Carvalho.

Criado pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810). Para além da homenagem, a data propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico, valorizando a sua diversidade, realçando as suas especificidades, e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.

DIA 29, sexta;
13:30h até 14:30h– aula de dança com Bambolê com Vera Carvalho. Esta atividade pretende disponibilizar a prática da dança com bambolê para todos os interessados. A proposta é trabalhar oferecer ferramentas para que os participantes construam suas próprias formas de dança. Os temas abordados serão a movimentação (e manipulação) fluida do aro - explorando níveis e dinâmicas - assim como truques simples e transições, em pequenas sequências coreográfcas.

14:30h às 15:30h – Fala/café - Alexandra Dias fala sobre seu projeto Solos em Contaminação que está sendo desenvolvido no programa de doutorado em dança na University of Roehampton em Londres/Inglaterra. Uma pesquisa a partir da prática - vou fazer uma fala sobre meu projeto de pesquisa em dança em andamento e que está sendo desenvolvido no programa de doutorado em dança da university of roehampton em Londres na Inglaterra.

15:30h às 16:30h – aulão com Jair Umann e Andrea Spolaor.
16:30h às 17:30– aula/dança contemporânea com Eva Schul;
17:30h às 18:30h – aula Hip Hop 90’s Fresh com Uantpi Flowjack; O melhor dos Anos 90 na cultura hiphop e no que influencio na vida das pessoas.
18:30h – Lançamento do livro “ Escritos da Dança” organizado por Airton Tomazzoni, Mônica Dantas e Wagner Ferraz no mezanino da Usina do Gasômetro;
Escritos da Dança é um projeto editorial da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS através do Centro Municipal de Dança. Visa suprir uma lacuna da área editorial relativa ao segmento da dança. Os textos destacam a produção em dança na citada cidade, nos seus aspectos históricos, sociais, poéticos, políticos ou pedagógicos entre outros, como processos criativos, de pesquisa e de composição, histórico de grupos e cias, procedimentos metodológicos do ensino e formação em dança e apreciação de obras coreográficas. Neste volume organizados por Airton Tomazzoni, Monica Dantas e Wagner Ferraz, 28 textos e 32 autores.

19:30 – Mostra de trabalhos artísticos;
Bruno Parisoto : la voix du chat noir – Licenciatura em dança na UERGS

Gabriela Correa: lá, aqui e depois – Licenciatura em Dança na UERGS

Respiro – Turma de Estudos do corpo I/curso de licenciatura em dança UFRGS – Coordenação de Carla Vendramin.

Performance/improviso – Limites com Viviane Lencina e Alexsander Vidateli/ Ânima Cia de Dança.

Performance” Pequenas ações cotidianas de amor e paz” com Carla Vendramin, Luciano Tavares, Eduardo Severino, Luciana Paludo, Thais Pethzold, Cibele Sastre, Xanda Dias, Viviane Lencina, Rubiane Zancan, Mônica Dantas e Luciane Soares.

Fragmento “IN/compatível? “ com Luciano Tavares, Andrew Tassinari, Viviane Gawazee e Eduardo Severino.

DIA 30, sábado;

Projeto “Luciana Paludo Convida...”
2º Edição com Douglas Jung
Sala 209 - Às 18h
Ingressos – Inteira – 20,00/meia 10,00
Informações: lupaludo@terra.com.br

DIA 1° de maio, domingo;

II Encontro de Bambolê
Com Vera Carvalho
Sala 209 - Às 15h
Informações: gentependurada@gmail.com

Realização: Eduardo Severino Cia de Dança/ Ânima Cia de Dança/ Mimese Cia de dança coisa / Gente Pendurada e Coletivo de Dança da Sala 209.
Informações: http:// eduardoseverinociadedanca.wordpress.com

Apoio: Usina do Gasômetro/ Usina das Artes/Secretaria Municipal de Cultura/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Centro de Dança/Coletivo de dança da Sala 209/ Curso de graduação em dança da UFRGS/ESEFID /Curso de licenciatura em dança da UERGS/ Café do Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário