Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

22 de junho de 2016

Últimos dias para inscrições nas oficinas do Festival Dança Ponto Com



As inscrições para a oficinas do Festival Dançapontocom encerram na próxima sexta, dia 30. Para se inscrever, é necessário enviar currículo e carta de intenção para o e-mail festivaldancapontocom@gmail.com. As oficinas são gratuitas e acontecerão na Sala Rony Leal, Usina do Gasômetro.


PESQUISA CORPORAL

Rosa Primo (Fortaleza)

Pretende-se estimular a vivência e troca de experiências em ateliê coletivo, dando ênfase à produção e ao desenvolvimento de processos de criação a partir da observação, experimentação e análise da corporeidade dançante e das possibilidades expressivas do gesto na construção cênica. Rosa Primo é bailarina e professora de dança, tem doutorado em dança pela Université de Paris VIII (França) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - ambos com pesquisa relativa a corporeidade dançante. Como intérprete-criadora, estreou Encanta o meu jardim no Espaço SESC Iracema/CE, em março de 2014, e tem circulado com o espetáculo por diversas cidades do Brasil.

Público alvo: artistas e estudantes de dança, professores e pesquisadores em dança;

Dia 08, 10h às 12h.


VÍDEO DANÇA E AS POÉTICAS DO PLANO SEQUÊNCIA

Leonel Brum (Fortaleza)

Trata-se de um minicurso teórico-prático direcionado à reflexão e criação de videodanças. Os participantes irão assistir a exibição de obras, debater e criar propostas para realização de exercícios práticos com foco no plano sequencia. O objetivo é criar exercícios que potencializem a aplicação do plano sequencia na criação de obras de videodança. Leonel Brum é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) e diretor artístico dos festivais dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e PODFest - Festival Internacional de Poéticas Digitais e um dos membros fundadores da Rede Ibero-Americana de Videodança. Tem livros e artigos publicados sobre dança, história da dança e videodança.

Público-alvo: artistas e técnicos das áreas da dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais, música, entre outras artes.

Dias 08 e 09, 13h às 17h


HONESTIDADE NA DANÇA

Jorge Alencar (Salvador)

Oficina de criação que penetra nas fantasias e tesões artísticos de cada participante. Um desejo de acessar, principalmente, nossas poesias domésticas, íntimas e não institucionalizadas. Realizada desde 2013 - quando os criador Jorge Alencar participou do projeto Palco Giratório do Sesc -, a oficina vem revelando imensas potências artísticas e pedagógicas ao se deslocar por cidades brasileiras como: Salvador (BA), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Cuiabá (MT), entre outras. Jorge cria com dança, audiovisual, teatro, curadoria, escrita e educação. Graduado em Comunicação Social (UCSAL) e em Dança (UFBA), é também Mestre em Artes Cênicas (UFBA). Dentre as suas criações estão: "souvenir" (peça para quintal), Pinta (longa-metragem) e o IC (encontro de artes). Jorge tem se engajado em assuntos como: sexualidade, humor e deslocamentos culturais. Em 1998, fundou o Dimenti - produtora cultural e ambiente de criação.

Público-alvo: artistas dos diversos campos - dança, teatro, artes visuais, cinema etc - que desejem performar independente de suas habilidades específicas.

Dias 6 e 7, 14h às 18h


OFICINAS
SALA RONY LEAL
06/07 (quarta)
14h às 18h
Honestidade na Dança
Jorge Alencar
07/07 (quinta)
14h às 18h
Honestidade na Dança
Jorge Alencar
08/07 (sexta)
10h às 12h
Pesquisa Corporal
Rosa Primo
13h às 17h
Vídeo Dança
Leo Brum
09/07 (sábado)
13h às 17h
Vídeo Dança
Leo Brum




Nenhum comentário:

Postar um comentário