Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

4 de julho de 2016

FESTIVAL DANÇA PONTO COM INICIA AMANHÃ (05/07) COM HOMENAGEM AO GRUPO HAIKAI E SOLOS DA CIA MUNICIPAL DE DANÇA



Inicia nesta terça-feira(05/07), às 18h30min, na Sala Alvaro Moreyra com a Homenagem ao Grupo Haikai, e às 20h, no Teatro Renascença com os Solos em Boa Cia, da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, o Festival Dança Ponto Com, que reunirá bailarinos, profissionais e estudiosos da dança no Brasil. COMpartilhar, COMunicar, estar COM, estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Dança Ponto Com, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações, de artistas. Em sua programação: espetáculos, processos de criação, debates, performances, oficinas, conferências e muito espaço para conversas.

Nesta sexta edição o Festival Dança Ponto Com homenageia o Grupo HaiKai.

Em 1986, sete bailarinas que faziam parte do Grupo Choreo, dirigido por Cecy Frank, criaram o grupo Haikai dança & performance. Formado por Adriana Torres, Cecília Astiazarán, Jussara Lerrer, Lígia Petrucci, Márcia Capra, Mônica Dantas e Suzi Weber, o Haikai organizava-se com um grupo independente, com criação e direção coletivas. Surgiu de uma colaboração com o grupo instrumental de jazz e de música brasileira Sucata, formado pelos músicos Duduca Taborda, Gunter Andreas, Paulo Campos, Ricardo Horn e Vasco Piva.

No Festival será apresentada uma palestra-intervenção-performance com concepção e direção de Suzi Weber e Mônica Dantas, com a participação das bailarinas do Haikai e da Banda Tratak, formada por Fabio Mentz, Jorge Matte e por dois remanescentes da Banda Sucata, Guenther Andreas e Vasco Piva. Haverá também uma exposição de fotos da trajetória do grupo organizada por Mailson Fantinel no saguão do Centro Municipal de Cultura.

Solos em Boa Cia, estreia com a montagem que reúne solos criados pelos próprios intérpretes da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e por coreógrafos convidados. Em cena diferentes estéticas e linguagens que revelam a diversidade do elenco articulando performances de danças urbanas, dança contemporânea, balé e jazz.

O Festival acontece na Sala Álvaro Moreira, Teatro Renascença e Atelier Livre no Centro Municipal de Cultura e na Sala Rony Leal na Usina do Gasômetro de 5 a 10 de julho, terça a domingo.

Mais informações de toda programação em: www.dancapontocom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário