Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

26 de abril de 2017

Diálogos sobre Noverre em comemoração ao Dia Internacional da Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre convida para os Diálogos sobre “Noverre”, com Prof. Airton Tomazzoni dos Santos, no dia 27 de abril, às 9h30min , no Auditório do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre (Av. Erico Veríssimo, 307) em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29/04).

O dia 29 de abril foi instituído o Dia Internacional da Dança em homenagem a Jean-Georges Noverre , bailarino e professor de balé francês que nasceu em Paris em 29 de abril de 1727 e faleceu em 19 de outubro de 1810. Ele reformulou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo. Autor de Cartas sobre a dança, Noverre defendeu a ampla formação do bailarino, sua profissionalização e a valorização da dança frente às demais artes. Sua obra é uma leitura provocativa e referencial para a reflexão sobre a criação e ensino de dança abordando temas como a tensão entre técnica e expressividade, a questão entre cópia e inventividade, a relação entre racionalidade e emoção no processo artístico, a proximidade entre arte e vida, a atenção ao acaso e à irregularidade, ou ainda o caráter perigoso e subversivo da inventividade.

Sugestão de leitura: Artigo da Revista Cena - Prof. Airton Tomazzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário