Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de dezembro de 2017

Cia Municipal de Dança encerra temporada 2017 no Teatro Renascença

Foto: Cintia Bracht

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre marca o encerramento da temporada 2017 com apresentações gratuitas nos dias 16 e 17 de dezembro, às 20h no Teatro Renascença ( Av. Erico Verissimo, 307). O programa da noite terá abertura com a Cia Jovem de Dança, apresentando Parmi, de Driko Oliveira e prossegue com a coreografia Scanner, que integrou o espetáculo Adágio, de 2016, com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco.

Na obra Scanner, que já foi apresentada em turnê nacional, os bailarinos fazem uma varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea vão sendo incorporados às atitudes e ações que vão se transformando a cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco. No elenco: Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Juliana Coutinho, Leonardo Maia, Kleo D’Santys, Maurício Miranda, Stephanie Cardoso, Tom Nunes e Victoria Bemfica. Os figurinos são de Antonio Rabadan. Direção artística: Paula Amazonas. Direção executiva: Neca Machado.

Parmi é um espetáculo idealizado pela Cia Jovem de Dança, foi criado entre vontades, dificuldades, incertezas e pode ser traduzido, segundo os jovens bailarinos, como “reflexo da própria vida, na qual muitas coisas estão encobertas e onde diferentes relacionamentos são estabelecidos”. A Cia Jovem de Dança reúne alunos das Escolas Preparatórias de Dança de cinco bairros da periferia, composta por 20 crianças e adolescentes, nesse sentido, Parmi foi construído com muito trabalho e força de vontade como a voz dessas crianças.  Equilíbrio, limite, angústias, encontros e relações... Em Parmi há a necessidade de ver com outros olhos, pois nem tudo se encontra às claras. Uma parte grande, pequena ou insignificante, encontra-se encoberta. É necessário revelar a outra face... que face? A direção da Cia Jovem é de Stephanie Cardoso, bailarina da Cia Municipal de Dança que iniciou seus estudos em dança na rede municipal e hoje atua profissionalmente. No elenco: Amanda Ramos, Danny Vargas, Flavio Fraga Gimenes, Jean Ferreira, Jéssica Paim, Laíza Teles, Lívia Abade da Silva, Lyagner Nunes dos Anjos, Maria Clara Prates, Maria Eduarda Silveira, Marielly Cruz, Naielí Cardoso, Natasha Melo, Náthali Rafaela Barbosa, Paola Baldissera, Rafael Nascimento, Raynner Victor, Tatiele Cardozo e Victória de Paula.

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre é um projeto da Prefeitura de Porto Alegre que funciona em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e da Educação. Ela foi oficializada por lei em janeiro de 2017 e é composta por bailarinos profissionais selecionados por meio de audição em edital público. A Cia teve sua estreia em 2014 e, realizou 25 apresentações, com um repertório significativo de nove obras coreográficas e contemplando um público de mais de 30 mil espectadores. O projeto da Cia inclui o programa das Escolas Preparatórias de Dança (EPDs) e a da Companhia Jovem de Dança. As EPDs atendem a crianças e adolescentes, oportunizando o acesso gratuito a um programa intensivo e complementar de formação em várias linguagens de dança. A Cia Jovem de Dança tem atuado como uma incubadora de talentos, onde os jovens bailarinos e bailarinas atuam com professores e coreógrafos profissionais da Cia Municipal, ganhando experiência e qualificação de atuação, dividindo ensaios e o palco.

ENTRADA FRANCA
Informações: 3289.8065

Nenhum comentário:

Postar um comentário